Comunidade do bairro Litorâneo participa do Workshop de Sustentabilidade

Publicado: Sábado, 10 de Junho de 2017, 12h50 | Última atualização em Sábado, 10 de Junho de 2017, 12h57

O Campus São Mateus do Ifes recebeu na manhã deste sábado, dia 10, estudantes, servidores e convidados da comunidade local para a realização de mais workshop de sustentabilidade.

A programação foi diversificada e envolveu todos os estudantes dos cursos técnicos, que montaram salas temáticas para a apresentação de seus projetos: Coleta Seletiva, Fitoterápicos em Horta, Cartilha Ecológica, Reciclagem de Alumínio e Boas práticas de Sustentabilidade.

Sabão ecológico

O projeto em destaque do workshop foi a oferta de uma oficina de sabão ecológico, onde os inscritos aprenderam como fazer sabão utilizando soda cáustica, óleo de cozinha, corantes e essência. Para esta oficina, a comissão organizadora convidou o professor Mauro Cézar Dias (Ifes Campus Vila Velha), que explicou aos participantes todo o processo químico da produção do sabão, além de uma demonstração prática. A produção de sabão de forma caseira, é possível e viável, além de contribuir para a preservação dos mananciais, uma vez que o óleo de fritura não mais será destinado aos esgotos ou fossas: “não é a importância econômica do produto, visto que o objetivo não é a comercialização, mas sim, a sustentabilidade e preservação ambiental, uma vez que o óleo utilizado na cozinha não mais será descartado nos esgotos”, afirmou o professor. Ainda assim, pode contribuir para a economia doméstica, uma vez que o produto não mais será comprado.

Professor Mauro Cézar Dias - Ifes Campus Vila Velha

Meio ambiente

A realização do Workshop de Sustentabilidade: Economia solidária e sustentabilidade – é um evento fixo do calendário pedagógico do Campus São Mateus que tem por objetivo difundir e promover o uso consciente dos recursos naturais, boas práticas que contribuam com a sustentabilidade e meio ambiente, e ainda, debater temas relacionados ao meio ambiente e preservação do patrimônio natural brasileiro. Na primeira semana do mês de junho, em todo o Brasil, várias instituições públicas e privadas, comemoram a Semana Nacional do Meio Ambiente, e no dia 5, celebra-se o Dia Mundial do Meio Ambiente, instituído pela ONU.

Para a professora de química, Náuvia Maria Cancelieri, presidente da comissão organizadora do workshop, os temas trabalhados e a oferta da oficina de sabão ecológico foram de alta importância e bem contextualizados. “O envolvimento dos estudantes e professores, além da participação de pessoas da nossa comunidade garantiram o sucesso do evento desta manhã” comentou ela.

Veja as fotos do Workshop de Sustentabilidade na página do facebook do Campus São Mateus (clique aqui).