Setembro Amarelo no Campus São Mateus

Publicado: Quarta, 13 de Setembro de 2017, 14h25 | Última atualização em Quinta, 21 de Setembro de 2017, 12h52

Um assunto sério está em debate este mês: suicídio. O Campus São Mateus promove neste mês uma série de atividades voltadas para esta temática, a exemplo de várias instituições públicas e privadas em todo o país. A Campanha Setembro Amarelo é uma proposta de debates e reflexão sobre a prevenção ao suicídio, e acontece no Brasil a partir de 2015.

Segunda e terça-feira (11 e 12), aconteceram mostra de vídeo para os nossos estudantes, e hoje, uma roda de conversa sobre suicídio, depressão, ansiedade com três professoras do curso de psicologia da Multivix (São Mateus), Yara Justino, Maria Bastos Cacciari e Marcella Bastos Cacciari, acompanhadas de alguns estudantes daquela instituição, e ainda, um grupo de teatro que apresentou a peça Life House. Atores: Raiani Alves, Lucas Santos, Lucas Corrêa, Rafaela Gomes, Arsênio Rufino, Tamirys Oliveira, Wagner dos Santos, Kecyane, Alessandra Silva, Duilia e Laura.

Grupo de teatro de estudantes de psicologia da Multivix

No período vespertino, a professora Marcella explicou que há um entendimento no meio acadêmico quanto a importância de trabalhar atividades que desenvolvam habilidades sócio-afetivas, como a campanha Setembro Amarelo: “estas ações no contexto escolar ajudam a trabalhar habilidades emocionais e debater o tema que é relevante, considerando o número de suicídios entre jovens”, afirmou.

Professora Marcella Cacciari (à direita)

Ações como estas da programação que estão acontecendo aqui no Campus São Mateus, trazem à oralidade saúde mental, sofrimento, assédio, bulling e outros temas que, em alguns casos, culminam no suicídio. Conversar sobre este assunto com a comunidade estudantil, traz informação, aceitação e pode ser eficaz na redução do preconceito e estigma sobre saúde mental.

PROGRAMAÇÃO SETEMBRO AMARELO

Veja as fotos no Facebook do Campus São Mateus