Aula inaugural da 1ª turma do Curso do Curso de Pós-Graduação lato sensu em Eficiência Energética Industrial

Publicado: Segunda, 12 de Agosto de 2019, 08h32 | Última atualização em Segunda, 12 de Agosto de 2019, 16h36

pos 2 Large

Aconteceu no Ifes Campus São Mateus, dia 08/08/2019, a primeira aula do curso de Pós-Graduação lato sensu em Eficiência Energética Industrial. O evento contou com a presença  do Pró-Reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, André Romero Da Silva;  Diretor-Geral Substituto do Ifes Campus São Mateus, Carlos Roberto Coutinho; Diretor de Pesquisa, Pós-Graduação e Extensão do Campus São Mateus, Cleidson da Silva Oliveira; Coordenador Nacional do Grupo de Trabalho em Eficiência Energética do Programa Energif do Setec/Mec,  Flavio Barcelos Braz da Silva e do Coordenador do Curso de Pós-Graduação lato sensu em Eficiência Energética Industrial, Rodrigo Fiorotti.

A finalidade da aula inaugural foi apresentar aos ingressantes as motivações que levaram o Ifes Campus São Mateus a implementar a oferta da Pós-Graduação lato sensu em Eficiência Energética Industrial, os objetivos do curso e o perfil do egresso. Após a abertura com um discurso proferido por cada um, foi dada continuidade à aula inaugural com duas palestras, que, de acordo com o coordenador da Pós-Graduação em Eficiência Energética Industrial, Rodrigo Fiorotti,  a escolha destas teve o objetivo de motivar os alunos com exemplos de medidas de eficiência energética que trazem retorno financeiro e sustentáveis. A primeira, “Ações de conservação e eficiência energética no aumento da qualidade de vida”, foi ministrada pelo Eng. Eletricista Tarciso Colodetti, proprietário da empresa ECO ENERGIA: Soluções em Eficiência Energética. A segunda palestra foi ministrada por Prof. Dr. José Joaquim Conceição Soares Santos, da Universidade Federal do Espírito Santo – UFES campus Goiabeiras, versando sobre a “Eficiência Energética na Geração Termelétrica e Distribuída: inovações tecnológicas e sustentabilidade ambiental”. O evento contou com a participação de alunos e servidores do Campus São Mateus.

pos 1 Large