Programa Criança Feliz já está recolhendo doações

Publicado: Sexta, 11 de Outubro de 2019, 11h33 | Última atualização em Sexta, 11 de Outubro de 2019, 11h34

Há 6 anos o Ifes Campus São Mateus e a creche São Francisco vêm escrevendo uma história de afeto e solidariedade na vida dos seus alunos por meio do Programa Criança Feliz. Idealizada em 2014, a ação conta com a colaboração de vários professores, servidores administrativos e alunos do Ifes para sua realização e visa arrecadar brinquedos novos ou em bom estado para doar às crianças da creche.

Durante alguns meses do ano alguns pontos de coleta são instalados no Ifes e em outros locais da cidade onde são depositadas as doações. Ao chegar no Ifes, cada brinquedo é limpo e separado, sendo que os que apresentam problemas simples de funcionamento são restaurados pelos nossos alunos. Tal ação permite ao aluno do Ifes várias reflexões a respeito dos princípios sustentáveis, além de ressaltar valores como a da solidariedade e ser uma oportunidade de colocar em prática um pouco do que aprendem em seus cursos técnicos no conserto dos brinquedos. Paralelamente a isso, os alunos da creche escrevem uma carta com seu “Sonho de Natal”, orientados pelas suas professoras, e os alunos do Ifes apadrinham cada uma delas tentando, na medida de suas possibilidades, realizar o sonho de cada criança.

No dia de culminância do programa as crianças da creche são encaminhadas para o Ifes onde têm oportunidade de brincar e interagir com seus padrinhos e com outros alunos. Na última edição, as crianças ainda realizaram uma belíssima apresentação cultural para a comunidade presente. Após o lanche elas recebem seus presentes e, ao final do dia, retornam à creche.

O sucesso do programa tem sido tão grande que em várias edições sobraram brinquedos após a finalização da ação. Diante disso, nossa equipe conseguiu fazer a alegria de outras instituições da cidade de São Mateus doando todo o material excedente. Nossa equipe acredita que assegurar o lazer por meio do brincar é uma forma de contribuir para que o Sonho de Natal das crianças seja uma realidade.

Você também pode participar! Procure um ponto de coleta de brinquedo na nossa escola ou entre em contato pelas nossas redes sociais e se informe sobre como ajudar. Doe um brinquedo usado e ganhe um sorriso!

Equipe Programa Criança Feliz.