Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

Orientações sobre o funcionamento do Campus São Mateus no período de 18 de março a 31 de dezembro de 2020

Publicado: Quarta, 15 de Abril de 2020, 18h22 | Última atualização em Quinta, 27 de Agosto de 2020, 21h25

Todas as atividades letivas presenciais estão suspensas., As atividades administrativas serão desenvolvidas preferencialmente de forma remota e o atendimento presencial ao público externo está suspenso, do dia 18 de março ao dia 31 de dezembro de 2020 (datas atualizadas em 01/04, 15/04, 29/04, 24/06 e 29/07 pelo Comitê de Crise, e em 27 de agosto pelo Conselho Superior do Ifes - a presivão inicial era até o dia 27 de março), com a possibilidade de prorrogação ou revisão a qualquer tempo. Outras medidas poderão ser adotadas, a qualquer momento, pela gestão do campus, de acordo com orientações dos órgãos competentes ou autoridades.

A direção-geral, juntamente com a equipe gestora do Campus São Mateus, após a divulgação das diretrizes definidas pelo Comitê de Crise do Ifes (reitoria), sobre o funcionamento da instituição durante o estado de emergência de saúde pública de importância internacional decorrente do coronavírus (COVID-19), e considerando:

1. Orientações da Instrução Normativa nº 21, do Ministério da Economia, publicada no dia 16 de março de 2020;

2. Ofício-circular Nº 23/2020/DP1/GAB/SE/SE-MEC, de 16 de março de 2020 (disponível em http://sei.mec.gov.br);

3. Portaria nº 669, de 17 de março de 2020 – reitoria do Ifes.

4. O estado de pandemia, declarado pela Organização Mundial da Saúde (OMS);

5. O aumento dos casos de contaminação pelo vírus no Brasil;

6. A constituição de Estado de Emergência em Saúde Pública no Espírito Santo;

7. Outras legislações recentes sobre o assunto; e

8. A impossibilidade fático-jurídica de suspensão total das atividades desenvolvidas no âmbito do Ifes.

Apresenta os seguintes encaminhamentos com objetivo de evitar eventuais prejuízos irreversíveis à comunidade acadêmica:

1. Todas as atividades letivas presenciais SUSPENSAS;

2. Atendimento presencial ao público externo SUSPENSO;

3. Atividades administrativas passam a ser realizadas preferencialmente de maneira REMOTA e em alguns casos, em regime de revezamento, seguindo a orientação de isolamento social;

4. Atividades de pesquisa e extensão estão suspensas até o dia 27 de março, os laboratórios permanecerão fechados. As bolsas estão mantidas. De acordo com a A Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-graduação (PRPPG), as atividades de pesquisa de Iniciação Científica, atividades em campo e da pós-graduação lato e stricto sensu devem ser realizadas, preferencialmente, sob condições de ausência de aglomeração nos espaços dos campi (laboratórios, salas, unidades experimentais de campo, etc.), e, havendo possibilidade, sob condição remota, assim como levando em consideração a anuência de alunos e bolsistas.

A PRPPG preparou um "sistema de plantão" para o recebimento das inscrições dos candidatos ao DIinter em Cognição e Linguagem (Uenf), na Reitoria (3º andar - PRPPG), a partir desta quarta-feira até sexta-feira, dia 20 de março.

5. A cantina estará fechada durante o período de suspensão das atividades;

6. Os serviços essenciais de limpeza, manutenção e segurança serão mantidos.

Orientações aos servidores

Os docentes deverão manter as demais atividades contidas no Plano Individual de Trabalho (PIT), como as de pesquisa, extensão, inovação, planejamento e de orientação de estudantes (preferencialmente a distância). Além disso, os docentes poderão ser convocados para reuniões de câmaras, fóruns, colegiados, coordenadorias, comissões, entre outras, desde que via webconferência. Deverá ser feito o registro de PIT no ponto eletrônico.

Os servidores em trabalho remoto realizarão o registro de ponto por meio de cadastro de ocorrência de atividade externa - IN SGDP 21-2020. Enquanto estiver em trabalho remoto, o servidor deverá estar à disposição da instituição durante o horário de funcionamento da unidade, que será de das 8 às 17 horas, observada sua jornada de trabalho.

O servidor também poderá ser convocado para a realização de atividades presenciais, eventuais e limitadas no tempo, conforme necessidade de serviço, com prazo de até duas horas para comparecimento ao campus (excetua-se as pessoas consideradas do grupo de risco).

 

Funcionamento das atividades por diretoria e e-mails para contato:

Diretoria-geral
Unidade email
Gabinete da Diretoria-geral Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Comunicação Social Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Gestão de Pessoas Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Tecnologia da Informação Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

 

Diretoria de Ensino Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Unidade Observação email
Biblioteca Atendimento ao público suspenso. 
As devoluções de empréstimos serão reagendadas para o dia 30 de março, podendo tal prazo ser prorrogado, sempre que necessário.  Solicitações de informações e outros serviços que puderem ser atendidos virtualmente, deverão ser ser encaminhados para o e-mail da biblioteca.
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Atendimento Multidisciplinar (Assistência Estudantil) Atividades desenvolvidas de forma remota, mantido o cronograma do edital do processo seletivo para programas de assistência. Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Coordenadoria do Curso de Engenharia Mecânica Atividades desenvolvidas de forma remota, atendimento aos docentes e alunos por e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Coordenadoria do Curso Técnico em Mecânica Atividades desenvolvidas de forma remota, atendimento aos docentes e alunos por e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Coordenadoria do Curso Técnico em Eletrotécnica Atividades desenvolvidas de forma remota, atendimento aos docentes e alunos por e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Coordenadoria de Formação Geral Atividades desenvolvidas de forma remota, atendimento aos docentes e alunos por e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Gestão Pedagógica Atividades desenvolvidas de forma remota, atendimento aos docentes e alunos por e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Registro Acadêmico (secretaria) Atividades desenvolvidas de forma remota, flexibilização para recebimento e entrega de documentos.
As solicitações deverão ser realizadas de forma eletrônica, por email, os casos que não forem possíveis de serem atendidos por via eletrônica, poderão ser agendados para atendimento presencial.
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Laboratórios Atendimento aos estudantes e professores suspenso.  
Núcleo de Atendimento a Pessoas com Necessidades Específicas (Napne)   Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

 

 

Diretoria de Pesquisa, Pós-graduação e Extensão
Área Observação email
Pesquisa

Atividades de pesquisa em laboratórios estão suspensas até o dia 27 de março.

As bolsas serão mantidas.

Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Extensão

Atividades de extensão estão suspensas até o dia 27 de março.

As bolsas estão mantidas.

Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Coordenadoria de Relações Institucionais e Extensão Comunitária (Estágio)   Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Pós-graduação   Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Pós-graduação em Eficiência Energética   Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Pós-graduação em Práticas Educacionais   Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Incubadora   incubadoraEste endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

 

Diretoria de Administração e Planejamento Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Área Observação email
Almoxarifado e Patrimônio Atividades desenvolvidas de forma remota, suspenso o recebimento e entrega de materiais. Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Contratos   Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Contabilidade Contabilidade Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Engenharia e obras   Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Licitação e Compras Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Financeiro   Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Protocolo Atividades desenvolvidas de forma remota, envio de malotes suspenso. Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Serviços Auxiliares e Transportes Atividades desenvolvidas de forma remota, cancelados todos os agendamentos de veículos. Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

 

Núcleos e comissões deverão adequar as atividades para realizar os trabalhos de forma remota, preferencialmente.

 

 

Prevenção

O Ifes reforça a necessidade de prevenir a contaminação pelo coronavírus. Além dos cuidados de higiene, é recomendado que servidores evitem sair e, quando for preciso, não frequentem locais cheios e fechados. O Ifes esclarece que esta nota apresenta questões preventivas em virtude do avanço do vírus e que poderão ser revistas a qualquer tempo. Outras notas poderão ser emitidas de acordo com o cenário nacional e do estado do Espírito Santo (ES). O Campus São Mateus comunicará a comunidade exclusivamente pelos canais institucionais: site, Instagram e Facebook.

Os casos omissos serão deliberados pelos gestores do campus.

 

Saiba mais sobre o coronavírus em: ifes.edu.br/noticias/19194-coronavirus

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página