Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Cursos > Pós-graduação em Práticas Educacionais do Campus São Mateus
Início do conteúdo da página

Pós-graduação em Práticas Educacionais do Campus São Mateus

Publicado: Quarta, 08 de Janeiro de 2020, 16h00 | Última atualização em Quinta, 09 de Janeiro de 2020, 15h32

Sobre o Curso

O Curso de Pós-Graduação lato sensu em Práticas Educacionais visa o aperfeiçoamento e o estudo sobre diferentes formas de abordagens pedagógicas e metodológicas no âmbito de atuação dos professores. A proposta pedagógica do curso tem um viés que traz à reflexão da prática docente, dos saberes inerentes à profissão, assim como propõe-se a discutir, analisar, planejar e abordar metodologias e práticas por área do saber/atuação com foco no ensino da Educação Básica.

O objetivo geral do curso é oferecer formação continuada a professores da Educação Básica em práticas pedagógicas, habilitando-os a elaborar estratégias metodológicas criativas de ensino, bem como material didático específico, a partir de uma abordagem focada na aprendizagem dos alunos, mobilizando para isso os saberes pedagógicos, científicos e culturais considerando as peculiaridades e as situações contextuais da escola, de modo a propiciar uma atuação docente autônoma, crítica e reflexiva do docente-aluno do curso proposto.

O Especialista em Práticas Educacionais deve pautar sua atuação docente de forma autônoma, crítica e reflexiva, bem como resolver problemas de relação entre sua formação teórica e o trabalho em sala de aula, de forma criativa e consciente.

Para isso, o egresso do curso de Pós-graduação Lato sensu em práticas educacionais terá que ser capaz de:

- Ter capacidade de compreender o processo de construção do conhecimento do indivíduo, inserido em seu contexto social e cultural e assim promover a aprendizagem eficaz dos alunos.

- Apresentar um conjunto de competências e habilidades, de forma a garantir conhecimentos teórico-práticos para o planejamento, execução, acompanhamento e avaliação de programas e projetos educacionais, políticas educacionais e gestão da sala de aula, tendo em vista o fortalecimento de sua atuação na Educação Básica;

- Apontar melhorias nas fases da aprendizagem por meio dos diversos modelos de ensino trabalhados e discutidos durante o curso;

- Contribuir para o desenvolvimento educacional, especialmente do norte do estado do Espírito Santo e sul da Bahia.

 

Público-alvo

Profissionais detentores de diploma de licenciatura ou qualquer outro curso superior que já atuem ou pretendam atuar no Ensino Básico de oferta pública e/ou particular, que buscam aprofundar seus conhecimentos no sentido de aprimorar sua prática para trabalhar com mais eficiência os conteúdos da Base Curricular da Educação Básica.

 

Carga horária

O curso possui 390 horas, sendo 11 disciplinas obrigatórias a todos os estudantes e 1 disciplina optativa a qual o aluno escolherá no segundo módulo. Também possui o Trabalho Final de Curso com 60 horas.

 

Duração

18 meses (3 semestres letivos)

 

Coordenadora

Márcia Rezende de Oliveira

Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

 

Contato:

3767-7013

 

Documentos

Portaria que autoriza o funcionamento do curso pelo reitor do Ifes:

Portaria de Autorização do curso (formato pdf, 62KB)

 

Projeto Pedagógico do Curso de Pós-graduação lato sensu em Práticas educacionais:

Projeto (formato pdf, 1MB)

 

Regimento que estabelece as atribuições, responsabilidades e normas específicas inerentes ao curso de Pós-graduação lato sensu em Práticas Educacionais:

Regimento Interno (formato pdf, 501 KB)

 

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página