Página inicial > Institucional-sm > Núcleo de Relações Internacionais - NRI

Núcleo de Relações Internacionais - NRI

Publicado: Terça, 15 de Fevereiro de 2022, 15h19 | Última atualização em Terça, 20 de Fevereiro de 2024, 09h15

logotipo nri

Somos Ifes!

Fazemos parte da rede de institutos federais no Brasil - mas somos também uma instituição que forma seus alunos e servidores para o mundo do trabalho e, este mundo do trabalho pode ser aqui no Brasil, pode ser ali em Portugal... França... Estados Unidos... pode ser o planeta terra!
Por isto, a Política de Internacionalização do Ifes, em sua busca e missão em tornar seus alunos e servidores cidadãos do planeta, tem como planejamento estratégico:

• Ensino e aprendizagem de línguas e por meio de línguas adicionais;

• Pesquisa conjunta. Articulação de grupos de pesquisa (online);

• Acordos de cooperação - Memorandum of Understanding (MoU);

• Organização e participação em eventos e Congressos - Mobilidade/intercâmbio;

• Projetos com cooperação internacional;

• Comunicação/divulgação dos dados e indicadores internacionais.

A Política de Internacionalização do Ifes tem sido conduzida desde 2014 pela Arinter – Assessoria de Relações Internacionais e as Pró-reitorias.

A Arinter, sempre em busca de parcerias voltadas para a internacionalização, iniciou em setembro de 2021, a primeira etapa da criação dos NRIs – Núcleos de Relações Internacionais em cada campus, através da Resolução CS N 34/2021 (disponível aqui).
O papel fundamental dos Núcleos de Relações Internacionais (NRIs) é oferecer oportunidades para o desenvolvimento das habilidades e competências para o século XXI por meio de experiências acadêmicas internacionais para a comunidade do Ifes e tem como objetivo geral (de acordo com o Art. 5º da CS N 34/2021), atuar no apoio, planejamento e ações relativas à internacionalização da Educação, no uso de metodologias educacionais que internacionalizam o currículo e na Internacionalização plena e integral do Ifes.

Com a criação e implantação dos NRIs, poderemos então mapear as ações de ensino, pesquisa e extensão relacionadas à internacionalização que já se encontram em desenvolvimento nos campi do Ifes.

Entre em contato conosco e saiba como se tornar um cidadão do planeta!

Equipe NRI-SM

Thiago Rafalski Maduro - Professor EBTT (Coordenador)

Rossanna dos Santos Santana Rubim - TAE

Ana Luiza dos Santos Merlin - discente