Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Institucional-sm > Atividades Pedagógicas Não Presenciais - APNPs
Início do conteúdo da página

Atividades Pedagógicas Não Presenciais - APNPs

Publicado: Quarta, 20 de Maio de 2020, 15h54 | Última atualização em Terça, 29 de Junho de 2021, 15h37

 

 

Fique atento às informações referentes ao início das APNPs no Ifes Campus São Mateus

 

Vamos responder algumas dúvidas (respostas abaixo):

1 - Quando as APNPs vão começar?

2 -  Como serão abordados os componentes práticos da disciplinas?

3 - O que devo fazer  para começar a participar das APNPs?

4 - Como faço para acessar os Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVAs)  Moodle ou Google Sala de Aula?

5 - Haverá reuniões com os estudantes para falar sobre as APNPs?

6 - Preciso me organizar de maneira diferente para participar das APNPs?

7 - Onde posso encontrar material de apoio (livros, artigos) para a realização das APNPs?

8 - Estou com livro da Biblioteca, o que eu faço?

9 - O que eu devo fazer se estiver com dificuldades para participar das APNPs?

 

 

1 - Quando as APNPs vão começar?

As Atividades Pedagógicas Não Presenciais (APNPs), no Campus São Mateus, serão organizadas por quinzenas, e a primeira compreenderá o período de 25 de maio a 7 de junho de 2020; contudo, nem todas as disciplinas realizarão essas atividades neste período, mas nas próximas quinzenas.

Os planos quinzenais das APNPs, de cada disciplina, serão publicados no sistema Acadêmico e nos Ambientes Virtuais de  Aprendizagem, sempre até a última sexta-feira da quinzena anterior, permitindo que o aluno possa se organizar melhor.

 

2 -  Como serão abordados os componentes práticos da disciplinas?

Não será possível que todas as disciplinas realizem APNPs, na totalidade ou em partes, devido à necessidade de se trabalhar com a prática, característica importante dos cursos técnicos e engenharias. Os conteúdos de tal natureza serão retomados quando as aulas presenciais retornarem. 

 

3 - O que devo fazer  para começar a participar das APNPs?

  • - A primeira coisa que você deve fazer é conferir os seus dados de e-mail e telefone que estão cadastrados no Sistema Acadêmico.  Caso precise atualizá-los, por favor, envie solicitação de alteração para o e-mail da Coordenadoria de Registros Acadêmicos (Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.), com as informações atualizadas.

  • - Depois, você deverá fazer login no sistema Acadêmico (https://academico.ifes.edu.br/), abrir o diário de cada disciplina, ir no campo “Material de Aula” e ler o plano quinzenal dos seus professores, conferindo quais atividades estão previstas para a quinzena. 

  • - As atividades da quinzena serão realizadas por meio de Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVAs), e os materiais e conteúdos das APNPs estarão disponíveis neles. Os professores poderão usar dois AVAs diferentes:  Moodle ou Google Classroom (Google Sala da de Aula) e você deve verificar no seu plano quinzenal qual ferramenta cada professor utilizará. 

 

4 - Como faço para acessar os Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVAs)  Moodle ou Google Sala de Aula?

Você poderá acessar os AVAs pelo computador ou pelo celular (smartphone). Para usar o smartphone, você deverá baixar os aplicativos de cada ambiente.

Para tirar dúvidas ou obter orientações de uso do Moodle, você pode consultar a seção de Perguntas Frequentes do Cefor (https://cefor.ifes.edu.br/index.php/perguntas-frequentes#), onde há tutoriais que podem ajudar no seu acesso ao Moodle, tanto no celular quanto no computador.

 Para sanar dúvidas ou obter informações sobre o uso do Google Sala de Aula, basta acessar a central de ajuda da Google (https://bit.ly/3gaAGU6), que também traz orientações sobre o uso tanto no celular quanto no computador.

 

5 - Haverá reuniões com os estudantes para falar sobre as APNPs?

Entre os dias 14 e 19 de maio, ocorreram Reuniões Pedagógicas por turma, envolvendo representantes de turma e, no período de 20 a 22 de maio, serão realizadas reuniões com as turmas e os seus responsáveis, para tirar dúvidas e orientar sobre a organização dos estudos. Futuramente, outras reuniões dessa natureza poderão ser organizadas.

O representante de turma é um canal de comunicação muito importante entre a gestão da escola e os estudantes, por isso, mantenha sempre contato com ela(e) e leia as informações que ela(e) posta no grupo de WhatsApp da turma.

 

6 - Preciso me organizar de maneira diferente para participar das APNPs?

As APNPs demandam do estudante bastante organização pessoal, para que possa acompanhar com sucesso todas as atividades. Elas incluirão: leitura e produção de textos; visualização de vídeos; participação em fóruns, chats e webconferências; realização de exercícios; pesquisa na internet, etc. Por isso, mantenha a sua agenda organizada, para que consiga realizar as atividades necessárias, nos prazos estipulados.

De preferência, mantenha horário de estudos diário, de acordo com seu turno de aula. Por exemplo, se você é aluno do matutino, tente manter o tempo dedicado para realização das atividades, pela manhã. Caso algum professor for realizar webconferências, ou outras atividades síncronas (quando professor e estudante estão online ao mesmo tempo), isso ocorrerá durante seu horário de aula.

 

7 - Onde posso encontrar material de apoio (livros, artigos) para a realização das APNPs?

O Cefor disponibiliza duas bibliotecas virtuais (tutorial de acesso em:https://bit.ly/3gcviAe) para o uso da comunidade acadêmica do Ifes:

  • - Biblioteca Pearson – toda a comunidade acadêmica pode consultar, por meio de acesso ao Ambiente Virtual de Aprendizagem do Ifes (AVA), utilizando login e senha da rede institucional, seguindo o caminho: Cursos > Bibliotecas Virtuais.

  • - Minha Biblioteca – acesso restrito ao corpo docente e aos(às) alunos(as) dos seguintes regimes/níveis de ensino: Pós-Graduação presencial, Pós-Graduação EAD  e Graduação EAD. Requer cadastro de usuário, que deve ser solicitado enviando nome completo, CPF, curso/coordenadoria e Siape/Matrícula para Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

O Ifes também assina outras bases, de uso liberado a toda comunidade acadêmica:

  • - Portal Periódicos da Capes - uma das maiores bibliotecas virtuais do mundo, que disponibiliza produções acadêmicas publicadas em periódicos internacionais e nacionais, das mais variadas áreas do conhecimento. O acesso pode ser feito por meio da Comunidade Acadêmica Federada (https://bit.ly/2WNcxeG) e o login é feito com a sua  matrícula do Ifes e a senha que usa para acessar o Acadêmico. 

  • - Target Gedweb - biblioteca virtual para acesso a normas técnicas da ABNT e do Mercosul. O acesso deve ser solicitado por e-mail à Coordenadoria de Biblioteca (Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.), enviando nome completo, matrícula e CPF.

Também pode ser utilizado o portal Domínio Público (http://www.dominiopublico.gov.br/), onde é possível localizar obras  literárias, artísticas e científicas (na forma de textos, sons, imagens e vídeos), já em domínio público (não se aplicam a elas a Lei de Direitos Autorais) ou que tenham a sua divulgação devidamente autorizada, que constituem o patrimônio cultural brasileiro e universal.

 

8 - Estou com livro da Biblioteca, o que eu faço?

Como não está ocorrendo atendimento presencial no campus, a biblioteca também não está realizando circulação de materiais (empréstimo, reserva, devolução) e mesmo quando reabrirmos as portas, alguns cuidados especiais e diferentes serão tomados para retomar essas atividades, porque o Covid-19 pode persistir no papel por até 5 dias.

Caso você tenha emprestado algum material, fique tranquilo, pois não será contabilizada cobrança de multa por atraso e a equipe da Coordenadoria da Biblioteca alterará prazos sempre que necessário, e, quando retornarmos às atividades presenciais, será divulgada a nova dinâmica de circulação de materiais.

 

9 - O que eu devo fazer se estiver com dificuldades para participar das APNPs?

Caso tenha qualquer dificuldade na execução das APNPs (problemas no acesso à internet, dificuldades no uso das AVAs, falta de equipamento de acesso, equipamento com defeito, problemas de adaptação com o meio virtual ou com os materiais disponibilizados, entre outras) faça contato com o seu professor, com o coordenador de curso ou com a pedagoga/o para solicitar ajuda.

Se você souber de algum colega que não tenha como acessar nem mesmo estas orientações, também pode ajudar, informando à equipe da Coordenadoria de Gestão Pedagógica (CGP), por e-mail (Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.). Você pode fazer contato com esse setor diante de qualquer necessidade

A equipe do Núcleo de Atendimento às Pessoas com Necessidades Específicas (Napne) também está à disposição (Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.) para atendimentos relativos ao público assistido por ela.

Caso necessite de orientação dos profissionais que compõem a equipe da Coordenadoria de Atendimento Multidisciplinar (CAM), faça contato pelo email Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Além disso, os gestores da escola também estão à disposição, nos e-mails: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. (Direção de Ensino) e  Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. (Direção Geral).

 

Sua saúde e bem estar estão em primeiro lugar,  e nós queremos estar ao seu lado em qualquer dificuldade, durante todo esse processo! Fale conosco.

 

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página