Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Notícias > Dia da Mulher
Início do conteúdo da página

Dia da Mulher

Publicado: Terça, 08 de Março de 2022, 09h15 | Última atualização em Terça, 08 de Março de 2022, 11h33

8 de março: Dia Internacional da Mulher

Servidoras, alunas, estagiárias e colaboradoras do Ifes - Campus São Mateus: parabéns pelo seu dia!

E que todos os demais dias do ano sejam também dia de respeito e igualdade, livres para fazerem suas escolhas e opinião, e que as mulheres tenham direito à liberdade de serem MULHERES!

 

O Núcleo de Estudo e Pesquisa em Gênero e Sexualidade do Ifes (Napgens) preparou uma nota para esse dia:

dia da mulher 2022

08 de março é o Dia Internacional da Mulher e surgiu a partir das lutas das mulheres trabalhadoras. Esse dia foi proposto por Clara Zetkin em 1910 na Conferência Internacional de Mulheres em Copenhague.
Essa ideia surgiu no contexto da Segunda Revolução Industrial quando as mulheres passaram a trabalhar nas fábricas em condições precárias e insalubres. As principais pautas eram: o voto feminino, salários dignos, condições de trabalho melhores e justiça social.
Quando pensamos no Brasil, observamos avanços nas lutas por direitos das mulheres como o voto, o direito à educação, a lei Maria da Penha, a tipificação do crime de feminicídio e entre outros. No entanto, temos muito a caminhar no sentido de promover equidade de gênero. As mulheres, as negras ainda mais, continuam recebendo salários inferiores aos dos homens mesmo quando ocupam os mesmos cargos e/ou atribuições, em geral, estão submetidas a piores condições de trabalho; milhares de mulheres sofrem violências e são assassinadas diariamente pelo fato de serem mulheres (feminicídio); diversas mulheres não possuem acesso a direitos básicos como educação, saúde, cultura, lazer, moradia, assistência social, trabalho, previdência social e segurança o que impacta diretamente a dignidade humana.
Nesta data fazemos reverência a Zacimba Gaba, Constância de Angola, Dona Antônia Paneleira, Maria Justina, Dona Neném Preta, Dandara, Lélia Gonzalez, Marielle Franco, Sueli Carneiro, Neusa Santos Souza, Dona Ivone Lara, Carolina Maria de Jesus, Elza Soares, Marilena Chauí, Clarice Lispector, Conceição Evaristo, Tarsila do Amaral, Zilda Arns, Luma Nogueira de Andrade, Megg Rayara, Nise da Silveira, Luana da Lapa, Laerte Coutinho, Mel Gonçalves, Liniker, Ericka Malunguinho, Linn da Quebrada, e outras mulheres que nos forjam politicamente.

A imagem que utilizamos para retratar este dia é a obra de arte "Anastácia Livre", do artista Yhuri Cruz. A imagem representa o feminino, suas intersecções, as lutas para fazer ecoar as vozes e as possibilidades do viver. Neste dia, relembramos as vozes que ecoam e atravessam as histórias e a urgência de ouvi-las.

 

 

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página