Página inicial > Notícias > Turma finalista da Olimpíada de Língua Portuguesa recebe premiação

Turma finalista da Olimpíada de Língua Portuguesa recebe premiação

Publicado: Quarta, 22 de Junho de 2022, 09h17 | Última atualização em Quarta, 22 de Junho de 2022, 09h46

Estudantes ganharam assinaturas e kindles

No final de 2021, aconteceu a 7ª edição da Olimpíada de Língua Portuguesa (OLP), um concurso de produção textual de professores e estudantes criado em 2008 com o objetivo de contribuir para a melhoria da leitura e escrita de estudantes do 5º ano do Ensino Fundamental à 3ª série do Ensino Médio de escolas públicas brasileiras. A OLP acontece a cada dois anos.

ifes smt premio olp 2022 018 ana isabella Alunas finalistas

Nesta edição, o relato de prática da professora Adriana Pin (Língua Portuguesa), dois artigos de opinião, das alunas Isabella Cancela Morais e Ana Beatriz Almeida Monteiro, e toda a turma do 3º. EIM (quando participaram da OLP, hoje, a turma está cursando o 4º ano) foram aprovados para a etapa final em nível nacional. O relato de prática da professora ficou entre os 16 e os dois artigos de opinião entre os 32 classificados de todo o Brasil.

Ana Beatriz escreveu o texto "O santuário ecológico teme a chegada do progresso", onde discute sobre a criação de um porto em São Mateus, e com isso, temas como questões ambientais em detrimento de questões econômicas e a opinião pública sobre a instalação do porto na cidade.

ifes smt premio olp 2022 014 ana Ana Beatriz Almeida Monteiro

A redação do artigo de opinião foi feita com a revisão e correção da professora Adriana Pin, no entanto, a busca de informações e pesquisa para os textos, foram feitas por cada estudante.

Em resposta à nossa entrevista, Ana Beatriz disse que “foi uma oportunidade muito grande que tivemos, e participar foi muito divertido”, falou ainda que a interação com pessoas do Brasil todo foi muito boa e que se sente feliz em participar: “foi muito bom participar da OLP e uma grande honra estar entre as turmas finalistas da Olimpíada de Língua Portuguesa”, concluiu.

A estudante Ana Beatriz Almeida Monteiro, autora do artigo de opinião finalista, concedeu uma entrevista que foi publicada na Revista Ponta do Lápis, p. 29, (disponível em: https://www.escrevendoofuturo.org.br/arquivos/11753/npl38.pdf)

Também entrevistamos a estudante Isabella que nos contou que foi muito gratificante participar da competição. A estudante escreveu o artigo "Devo ser mãe aos 10?", também selecionado para a etapa final. Ela ficou surpresa quando soube que estava na etapa final, mas a alegria estava evidente, “foi uma surpresa muito boa”, nos disse. Falou que foi um desafio escrever o artigo de opinião, isto porque o tema escolhido era bastante polêmico: escreveu sobre uma menina capixaba que foi estuprada pelo tio, caso que teve repercussão na imprensa nacional. Isabella, no entanto, soube tratar o assunto dando a ele atenção, “apesar dessa história terrível, eu fico feliz por ter levado essa história, de ela ter tido voz”, afirmou.

ifes smt premio olp 2022 016 isabella Isabella Cancela Morais

Premiação

Quando os estudantes foram classificados para a semifinal, a turma foi premiada com a assinatura de dois periódicos: a revista Quatro Cinco Um e o Jornal online Nexo, além de certificados. A professora ganhou assinatura online de periódico, certificado e um smartphone.

Como prêmio por ter chegado à etapa final, todos os estudantes da turma receberam kindles.

A participação dos estudantes na Olimpíada de Língua Portuguesa é motivo de orgulho para o Ifes Campus São Mateus. A dedicação, empenho e competência da professora Adriana também são motivo para a conquista na competição.

ifes smt premio olp 2022 020 turma