Página inicial > Notícias > Aconteceu no Campus São Mateus: Balanço do mês de novembro de 2023

Aconteceu no Campus São Mateus: Balanço do mês de novembro de 2023

Publicado: Quarta, 29 de Novembro de 2023, 17h50 | Última atualização em Quarta, 29 de Novembro de 2023, 17h52
Aconteceu o I SENCATIL – Seminário Norte Capixaba de Intérpretes de Libras

O Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes), campus Nova Venécia, em parceria com os campi de Aracruz e São Mateus, juntamente com a Superintendência Regional de Educação de Nova Venécia, realizou com sucesso o I SENCATIL - Seminário Norte-Capixaba de Intérpretes de Libras. O evento, organizado pelo Núcleo de Atendimento às Pessoas com Necessidades Específicas (Napne), teve como objetivo estabelecer um espaço de formação continuada para os profissionais tradutores e intérpretes de Libras e Português que atuam nas redes de ensino da região norte-capixaba. A iniciativa aconteceu no dia 08 de novembro deste ano, no auditório do Ifes campus Nova Venécia.

Ifes terá horário especial de funcionamento durante o mês de janeiro
O campus São Mateus aderiu o horário especial Confira.

Estudantes do campus São Mateus visitam o Jornal A Tribuna

Nos dias 25/10 e 07/11, os estudantes do campus São Mateus tiveram a oportunidade de explorar as instalações, a gráfica e os estúdios da emissora. Durante a visita, puderam familiarizar-se com as instalações elétricas e mecânicas, destacando a interdisciplinaridade entre o eixo técnico profissional e a disciplina de Língua Portuguesa, ministrada pela professora Adriana Pin. Acompanharam a visita os servidores Adriana Pin (CFG), Erick Carlos da Silva (CAE), Erijanio Nonato da Silva (CCTM) e Arthur Amorim (CCTE).

Estudante do Técnico em Eletrotécnica do IFES São Mateus Recebe Prêmio por Pesquisa Inovadora sobre Gênero e Raça na Fecinc 2023

Mayara Pereira de Jesus, estudante do 3º ano do Técnico em Eletrotécnica no Campus São Mateus, apresentou pela primeira vez na Fecinc 2023 o projeto "Formações no IFES São Mateus sob a análise de gênero e raça", orientado pelo professor Alexandre Luiz Polizel. Seu trabalho foi premiado no evento básico do estado do Espírito Santo (SEDU/ES) e Secretarias Municipais de Educação, tornando-o um encontro diversificado e enriquecedor - Confira.

Exposição "Conhecer para Preservar" destaca exposição zoológica do Laboratório de Ensino de Biologia no campus São Mateus

No período de 20 a 24 de novembro, o campus vivenciou momentos de aprendizado com a realização da exposição "Conhecer para Preservar". A sala C1 foi o cenário escolhido para destacar o trabalho desenvolvido por cinco estudantes dos cursos técnicos integrados, sob a orientação da professora Carolina Lomando Cañete. Essa iniciativa contou com a colaboração da UFES, representada pelos professores Nayara Matos e Franklin Noel dos Santos, além da bolsista Selma Silva do curso de Licenciatura em Biologia. Durante a exposição, a comunidade acadêmica teve a oportunidade de conhecer diversas espécies de animais.

Acontece no campus:  Criança Feliz

No final de novembro e no início de dezembro, o campus São Mateus realiza a edição de 2023 do projeto "Criança Feliz". Essa iniciativa tem como propósito fomentar a solidariedade com crianças próximas ao Ifes-Campus São Mateus, especialmente durante o período natalino, ressaltando a importância de compreender as perspectivas das crianças em relação à família, futuro e sonhos. Estudantes serão padrinhos e madrinhas de crianças de uma instituição selecionada. Adicionalmente, foi realizada uma campanha de arrecadação e reparo de brinquedos para posterior distribuição. O intuito é cultivar uma compreensão mais empática e transformadora entre os estudantes por meio de interações e atividades sociais. A culminância do projeto ocorreu no campus dia 23/11 e ocorrerá auditório da biblioteca do Ceunes nesta semana, com uma celebração que envolve os participantes do projeto e as crianças beneficiadas, contando ainda com apresentações culturais. Participe!

Aconteceu no campus: Consciência Negra

O Neabi do Ifes Campus São Mateus celebrou a Semana da Consciência Negra com um evento envolvente, abordando a cultura e lutas da população negra. As atividades incluíram debates de filmes, oficina de tecnologias africanas, rodas de conversa e apresentações e oficinas de capoeira e maculelê, proporcionando uma experiência educativa e culturalmente rica. O evento, realizado presencialmente no campus, promoveu diálogos profundos sobre questões raciais, estimulando a compreensão das contribuições e desafios enfrentados pela população negra. Ao unir educação, cultura e entretenimento, o Neabi, a comissão organizadora e a comunidade acadêmica fortaleceram laços e celebraram a diversidade durante a Semana da Consciência Negra.

Campanha de doação de livros infantis termina em 30 de novembro

A coordenadoria de Biblioteca, em parceria com o Projeto Criança Feliz, está coletando doações de livros de literatura infantil (novos ou usados), com o fito de constituir uma mini biblioteca a ser doada para a creche municipal São Francisco de Assis, situada no bairro Litorâneo. Os interessados em ajudar podem encaminhar as doações para Biblioteca do Ifes campus São Mateus, até o dia 30 de novembro de 2023. O setor funciona de segunda-feira a sexta-feira, das 7h às 21h. Quem quiser ajudar mas não residir no município ou  não tiver livros de literatura em casa, basta entrar em contato via e-mail (Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.) ou telefone (27-3767-7018). A sua ajuda com certeza vai fazer uma criança mais feliz! (acesse aqui).