Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Notícias > Dia Internacional da Mulher no Campus São Mateus
Início do conteúdo da página

Dia Internacional da Mulher no Campus São Mateus

Publicado: Quinta, 09 de Março de 2017, 13h59 | Última atualização em Segunda, 13 de Março de 2017, 13h29

A Equipe de Qualidade de Vida no Trabalho do Campus São Mateus promoveu ontem, dia 8, um evento especial em homenagem ao Dia Internacional da Mulher.

A programação foi toda voltada para as mulheres do campus: servidoras, funcionárias e estagiárias, no entanto, também houve presença masculina durante as palestras.

O programa começou com a convidada Drª Jaqueline Rocha, advogada e docente (Faculdade Vale do Cricaré), que falou sobre direitos da mulher, ministrando a palestra Proteção da Mulher contra Violência Doméstica. Em seguida, a outra palestrante convidada, professora Dayana Loureiro Seibert, enfermeira e docente (Faculdade Vale do Cricaré), falou às mulheres sobre saúde da mulher, com a palestra: Câncer de mama e de colo de útero: A melhor alternativa é a prevenção.

Entre uma palestra e outra, foi servido um lanche para as mulheres presentes no evento.

 

Dia Internacional da Mulher (Wikipédia)

O Dia Internacional da Mulher é celebrado em 8 de março. A ideia de criar o Dia da Mulher surgiu no final do Século XIX e início do século XX nos Estados Unidos e na Europa, no contexto das lutas femininas por melhores condições de vida e trabalho, de direito de voto. Em 26 de agosto de 1910, durante a Segunda Conferência Internacional das Mulheres Socialistas em Copenhague, a líder socialista alemã Clara Zetkin propôs a instituição de uma celebração anual das lutas por direitos das mulheres trabalhadoras.

As celebrações do Dia Internacional da Mulher ocorreram a partir de 1909 em diferentes dias de fevereiro e março, a depender do país. A primeira celebração se deu em 28 de fevereiro de 1909 nos Estados Unidos, seguida de manifestações e marchas em outros países europeus nos anos seguintes, usualmente durante a semana de comemorações da Comuna de Paris, ao final de março.

Em 1975, foi designado pela ONU como o Ano Internacional da Mulher e, em dezembro de 1977, o Dia Internacional da Mulher foi adotado pelas Nações Unidas, para lembrar as conquistas sociais, políticas e econômicas das mulheres.

 

Fotos do Dia da Mulher no Campus São Mateus.

registrado em:
Fim do conteúdo da página