Página inicial > Notícias > Campus São Mateus abre Chamada Pública para Apoio à Pós-graduação lato sensu em Eficiência Energética Industrial

Publicado: Quinta, 09 de Maio de 2019, 18h04 | Última atualização em Terça, 28 de Maio de 2019, 20h32

Inscrições acontecem de 10 a 27 de maio.

O Instituto Federal do Espírito Santo, Campus  São Mateus, abre edital de chamada pública N° 09/2019 que com tem como objetivo viabilizar o projeto do curso de Pós-graduação lato sensu em Eficiência Energética Industrial, cuja finalidade é qualificar, prioritariamente, profissionais da área de engenharia da região do norte do Espírito Santo e Extremo Sul da Bahia na área de eficiência energética, no período de 10 a 27 de maio.

Estão reservadas em 10 (dez) vagas para a presente chamada pública. Cada empresa terá direito a reserva de, no máximo, 5 (cinco) vagas sendo que os colaboradores indicados pela empresa deverão possuir um dos seguintes títulos: bacharel em engenharia ou tecnólogo no ramo da mecânica ou elétrica em geral. O valor mínimo pago por aluno será de R$ 4.000,00.

Sobre o curso, tem o objetivos de complementar a formação do profissional para atuar no setor industrial desenvolvendo e utilizando os diversos tipos de energia de forma eficiente, proporcionar uma visão sistemática dos métodos e ferramentas a serem aplicados em campo para manter a confiabilidade do sistema geração, estimular o desenvolvimento da consciência de eficiência energética associada à sustentabilidade, realizar pesquisa científica aplicada em eficiência energética, incentivar a integração contínua entre teoria e prática, ressaltar o valor humano como parte fundamental aos processos de gestão energética.

A Pós-Graduação Lato Sensu em Eficiência Energética Industrial, tem a área básica do conhecimento como interdisciplinar, Subáreas do conhecimento de engenharia, tecnologia e gestão. O campus se localiza em São Mateus e a carga horária é de 360 horas, mais o TCC.

O curso será realizado durante o período letivo 2019/2, 2020/1 e 2020/2 do Ifes Campus São Mateus. As aulas serão às quintas e sextas, no período noturno, totalizando 4 horas de aula por encontro por semestre. O público-alvo são tecnólogos no ramo da mecânica e elétrica em geral e engenheiros. O curso tem o total de 25 vagas.

Edital - retificado em 14/05/2019 (formato .pdf, tamanho 398 Kb)
Ato de retificação (formato .pdf, tamanho 206 Kb)
Resultado Preliminar (formato .pdf, tamanho 200Kb)