Página inicial > Notícias > Projeto "O jornal na sala de aula" promove debate sobre "O papel do Jornalismo na difusão da informação"

Publicado: Terça, 23 de Julho de 2019, 09h53 | Última atualização em Terça, 23 de Julho de 2019, 09h53
imagem sem descrição.

Aconteceu no dia 08/07/19, no IFES - Campus São Mateus, o debate sobre "O papel do jornalismo da difusão da informação", envolvendo os alunos dos quartos anos dos cursos Técnicos em Mecânica e Eletrotécnica integrados ao Ensino Médio. Essa ação foi promovida pela professora Adriana Pin, a partir de um estudo sobre os gêneros textuais de jornais e revistas, como: notícia, reportagem, entrevista, texto de divulgação científica, editorial, charge, classificados, crônica, entre outros.

Após a pesquisa sobre esses textos, os alunos apresentaram seus conhecimentos sobre o assunto por meio de um seminário. Em seguida, estudaram algumas matérias de cunho sensacionalista, como suporte para assistirem ao filme "O quarto poder", cuja análise foi realizada no debate, tendo como convidados a jornalista Rosi Bredofw; o publicitário George Pirola e o estudante de Jornalismo da Universidade Federal de Viçosa, Abraão Filipe Marques de Oliveira, ex-aluno do Ifes - Campus São Mateus. Os convidados abordaram assuntos diversos relacionados ao tema, dentre eles a liberdade de expressão, Fake News, informação e opinião. Os alunos perguntaram bastante, mostrando-se interessados. Segundo Ruth Sales Firme Moreira, aluna do curso Técnico em Mecânica integrado ao Ensino Médio, o debate foi bem dinâmico e contribuiu para a interpretação do filme. Também estiveram presentes o Diretor-geral, Aloísio Ramos da Paixão, e o professor Alan Patrick da Silva Siqueira.

Essas ações fazem parte do projeto "O jornal na sala de aula". No segundo semestre de 2019, os alunos vão elaborar um jornal e visitar uma empresa de jornalismo, para associarem os conhecimentos adquiridos com o mercado de trabalho, observando como é a produção do jornal impresso, do telejornal, além dos canais de rádio e internet. O projeto conta com a parceria dos professores Alan Patrick (curso de Mecânica), o qual acompanha e orienta os alunos na visita ao maquinário de impressão do jornal, visualizando e analisando os sistemas hidráulicos e pneumáticos operando em uma linha de produção; da professora Nágila de Fátima Rabelo de Morais, a qual direciona a abordagem dos gêneros textuais para a Língua Inglesa; e dos professores Adriano Nardoto e Cristiano Tavares (curso de Eletrotécnica), os quais orientam os alunos quanto à observação e análise das instalações elétricas referentes ao sistema de produção e impressão do jornal, bem como a identificação dos itens estudados no curso de Eletrônica de Potência que estão presentes no processo de fabricação do jornal. É um projeto integrado, que explora a multidisciplinaridade, ao demonstrar aplicações de disciplinas específicas das áreas de Mecânica e Eletrotécnica para a produção do jornal, em diálogo com a área de Língua Portuguesa.

A professora de Língua Portuguesa, Adriana Pin, destacou que o projeto busca promover a leitura crítica dos textos de jornais e revistas, levando os alunos a compreenderem a importância de se atentar às entrelinhas do texto jornalístico, distinguindo o que é informação de opinião, além da necessidade de se observar como um mesmo fato é veiculado de diferentes maneiras e por quê.