Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Pesquisa, Pós-Graduação e Extensão > Institucional > DPPGE > Notícias DPPGE > PRPPG prorroga prazo para entrega de documentos dos editais Picti
Início do conteúdo da página

PRPPG prorroga prazo para entrega de documentos dos editais Picti

Publicado: Terça, 29 de Junho de 2021, 17h26 | Última atualização em Terça, 29 de Junho de 2021, 17h26

Novo prazo é destinado a orientadores e alunos dos editais do ciclo 2020/2021.

A Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós Graduação (PRPPG), por meio da Diretoria de Pesquisa, prorrogou, até 15 de setembro, o prazo para entrega dos documentos relativos aos editais do Programa Institucional de Iniciação Científica, Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (Picti) 2020/2021. A decisão se deve à continuidade da suspensão das atividades letivas presenciais em função da pandemia do novo coronavírus (Covid-19). Os orientadores e alunos que fazem parte do programa também receberão comunicado por e-mail sobre a prorrogação do prazo.

As bolsas do Picti são concedidas por diferentes órgãos apoiadores, como a Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Espírito Santo (Fapes), o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e o próprio Ifes. A prestação de contas junto às agências de fomento com esses documentos faz parte do ciclo dos nossos editais junto a esses órgãos de fomento. Conforme previsto nos editais, são considerados documentos a serem entregues: Relatório Final; Resumo e Apresentação em Power Point (apresentação virtual na Jornada de Integração).

De acordo com a Diretoria de Pesquisa do Ifes, os trabalhos a serem apresentados na XVI Jornada de Iniciação Científica deverão ser postados até a data limite de 15 de setembro. O evento acontecerá dentro da programação da V Jornada da Integração do Ifes, que será realizada, novamente, de forma totalmente virtual este ano. Documentos enviados após esse período entrarão em jornadas futuras, como previsto nos editais.

No que diz respeito ao relatório final das iniciações científicas, a Diretoria de Pesquisa definiu que não será imposto ao orientador ou ao aluno qualquer prejuízo pela falta de execução de ações dos projetos, caso tenha ocorrido qualquer problema durante o período do isolamento social ocorrido desde o início da pandemia. "Uma vez que esse ano continua sendo atípico, nossas posições quanto as cobranças também serão atípicas", destaca Sávio Berilli, diretor de Pesquisa do Ifes.. "Todavia, todas as atividades executadas pelos alunos devem estar contidas no relatório final, incluindo as ações promovidas para que o aluno tenha tido contato com a iniciação científica durante o período do isolamento social", complementa.

Jornada de Iniciação Científica
Devido à continuidade da situação de pandemia em 2021, a 16ª Jornada de Iniciação Científica, que ocorrerá dentro da V Jornada de Integração do Ifes, será totalmente virtual. O evento está previsto para acontecer entre os dias 8 e 12 de novembro de 2021.

Desde o ano passado, foi estabelecido um comitê de governança com a participação de diretores-gerais dos campi e os pró-reitores de Ensino, de Pesquisa e de Extensão, a fim de direcionar as ações da Jornada de Integração do Ifes, ficando estabelecido um rodízio de comando entre os eventos. Neste ano, a Jornada de Integração estará sob a direção da PRPPG, sob a presidência do diretor de Pesquisa, Sávio Berilli. A programação está em construção e será divulgada o mais breve possível.

 

Fonte: Assessoria de Comunicação Social do Ifes (Reitoria)

 

 

 

 

Fim do conteúdo da página